Método que trata as desarmonias do corpo levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio do corpo.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.
Através da busca do reequilíbrio muscular e prevenção ou tratamento de dores e alterações posturais, aborda o paciente de forma geral, ao invés de apenas manter o foco do trabalho na queixa localizada da pessoa.
O tratamento é baseado em um trabalho corporal globalizado, pois quando o corpo não esta perfeitamente alinhado, os músculos deixam de exercer sua função de maneira eficaz, causando a má postura e, conseqüentemente, as dores.
O fisioterapeuta com formação em RPG utiliza a globalidade do corpo através de posturas indicadas para cada paciente, restaurando o equilíbrio muscular. A RPG dá condições para que os músculos exerçam sua função com a quantidade ideal de tônus e assim, sejam capazes de manter o corpo numa postura correta e harmônica, evitando lesões e melhorando a auto-estima do paciente.
Têm indicação para fazer RPG todas as pessoas que apresentam má postura ou possuem patologias do aparelho locomotor como: dores musculares agudas e crônicas, dores de cabeça, labirintites, dores articulares, tendinites, bursites, hérnias de disco, desvios da coluna vertebral, alterações posturais diversas, stress, distúrbios circulatórios e digestivos.
DIFERENÇAS ENTRE A FISIOTERAPIA CONVENCIONAL E A RPG
A diferença entre o tratamento clássico e o método RPG se resume no fato do tratamento clássico tratar o corpo de forma segmentaria, isto é, se o paciente chega ao consultório com lombalgia, o terapeuta vai tratar só a coluna lombar.
A RPG, partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema músculo-esquelético, o método trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio. A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, a RPG trata da conseqüência e causa.
O TRATAMENTO
A partir de uma avaliação inicial, o terapeuta vai determinar qual cadeia ou cadeias são responsáveis pelas queixas do paciente. As posturas são aplicadas de forma progressiva, suave e lentamente. Durante cada sessão o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas (deitada, sentada ou em pé).
O Paciente trabalha seu corpo, alongando os músculos estáticos ao mesmo tempo em que fortalece os músculos dinâmicos, seguindo a cadeia que está causando a dor e/ou outros problemas. Os músculos respiratórios encurtados são alongados através de expirações contínuas e vagarosas.
O tratamento de RPG é indicado para todas as faixas etárias, e realizado em sessões semanais de aproximadamente 1 hora, e o período varia de acordo com o problema e o objetivo de cada indivíduo.