RPG (Reeducação Postural Global)

Método que trata as desarmonias do corpo levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. Indicado não somente para quem sente dores, mas para quem busca o equilíbrio do corpo.
Criada na França, em 1980, pelo fisioterapeuta francês Philippe E. Souchard, a RPG é uma técnica realizada, exclusivamente, por fisioterapeutas.

Através da busca do reequilíbrio muscular e prevenção ou tratamento de dores e alterações posturais, aborda o paciente de forma geral, ao invés de apenas manter o foco do trabalho na queixa localizada da pessoa.

O tratamento é baseado em um trabalho corporal globalizado, pois quando o corpo não esta perfeitamente alinhado, os músculos deixam de exercer sua função de maneira eficaz, causando a má postura e, conseqüentemente, as dores.

O fisioterapeuta com formação em RPG utiliza a globalidade do corpo através de posturas indicadas para cada paciente, restaurando o equilíbrio muscular. A RPG dá condições para que os músculos exerçam sua função com a quantidade ideal de tônus e assim, sejam capazes de manter o corpo numa postura correta e harmônica, evitando lesões e melhorando a auto-estima do paciente.

Têm indicação para fazer RPG todas as pessoas que apresentam má postura ou possuem patologias do aparelho locomotor como: dores musculares agudas e crônicas, dores de cabeça, labirintites, dores articulares, tendinites, bursites, hérnias de disco, desvios da coluna vertebral, alterações posturais diversas, stress, distúrbios circulatórios e digestivos.

DIFERENÇAS ENTRE A FISIOTERAPIA CONVENCIONAL E A RPG
A diferença entre o tratamento clássico e o método RPG se resume no fato do tratamento clássico tratar o corpo de forma segmentaria, isto é, se o paciente chega ao consultório com lombalgia, o terapeuta vai tratar só a coluna lombar.

A RPG, partindo do sintoma para chegar até a causa de uma dor ou um problema no sistema músculo-esquelético, o método trata o indivíduo e não a doença, porque cada um de nós tem a sua própria resistência à agressão e sua própria maneira de reagir a ela, muitas vezes adotando padrões individuais para evitar uma dor ou um bloqueio. A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, a RPG trata da conseqüência e causa.

O TRATAMENTO
A partir de uma avaliação inicial, o terapeuta vai determinar qual cadeia ou cadeias são responsáveis pelas queixas do paciente. As posturas são aplicadas de forma progressiva, suave e lentamente. Durante cada sessão o fisioterapeuta emprega microajustes em alongamento numa série de posturas (deitada, sentada ou em pé).

O Paciente trabalha seu corpo, alongando os músculos estáticos ao mesmo tempo em que fortalece os músculos dinâmicos, seguindo a cadeia que está causando a dor e/ou outros problemas. Os músculos respiratórios encurtados são alongados através de expirações contínuas e vagarosas.

O tratamento de RPG é indicado para todas as faixas etárias, e realizado em sessões semanais de aproximadamente 1 hora, e o período varia de acordo com o problema e o objetivo de cada indivíduo.